Modelo de Família Primal

Modelo de Família Primal

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Consumismo e Alimentação, Será?



Já faz um tempo que  que tenho minha opinião formada no que se refere ao consumismo Infantil. Eu acho bizarro apelar para crianças que não tem o mínimo de formação para decidir sobre algo, ou classificar.
Existem leis para que isso não aconteça, mas nesse País do futebol, quem respeita? E aqueles que lutam, que divulgam e que fiscalizam para que essas leis sejam cumpridas, não são ouvidos, são ridicularizados...enfim.... Ainda vou falar muito sobre isso aqui no Blog.
Mas o que quero falar hoje é sobre o impacto que o consumismo infantil tem na escolha da alimentação ofertada pelos pais.
Vou exemplificar:
Desde que virei Low Carb, tenho feito meu próprio iogurte. Eu evito muito a lactose, pq não me faz bem, mas deixo sempre pronto pras horas que bate aquela fome e não estou muito afim de ir pra cozinha.
Comecei a ofertar para os meus filhos esse iogurte, pq convenhamos, esse sim é um iogurte verdadeiro.
Mas para a minha surpresa, me deparei com 3 pintos com cara de nojo, mas pensem naquela cara.... Sim aquela... Pq queriam o tal do INHO....
E eu tentei de várias formas, bati com frutas, com mel, com  abacate.... E nada agradava o paladar.
Então foi qdo eu decidi intervir! Tivemos uma conversaaaaaa. Pegamos o tal INHO e fomos saber quais eram os ingredientes, e pesquisamos todos. E chegamos a um consenso, de que não era tão iogurte assim, como se dizia na embalagem.
Meu pintinho 1 sugeriu que estavam "mentindo" para nós! E eu respondi: Sim estão, e muito!!!
Ainda tenho o maldito na geladeira, cheio de açúcar e um monte de coisas que a gente nunca ouviu falar... Mas tá aí o apelo infantil com solzinho, coraçãozinho e o escambalzinho!
Hoje nos supermercados até as coisas que se dizem saudáveis tem um personagem, por exemplo, aquela maçã! E depois vc olha, tem nuggets (!), hambúrguer, e um monte de lixo apelando para as crianças inocentes.
Mas eu me pergunto, e os Pais? Cadê o discernimento? Afinal o adulto tem formação e informação para decidir o que vai ser a base da nutrição daqueles a quem deram a vida. Mas onde fica isso?
Pra quem adota esse estilo de vida Low Carb/Paleo resgata tb a importância de se cozinhar! de preparar refeições, de nutrir com amor. Não que vc tenha que passar o dia todo cozinhando, mas vc não vai encontrar no Freezer de um supermercado dentro de uma caixa, o seu jantar.
E nem sempre os pais estão dispostos a enfrentar uma cozinha, nem por amor!
O que quero dizer aqui, é que vc criar seu filho alimentando-o com o lixo oferecido pela mídia, a curto prazo, os malefícios vão aparecer. A obesidade infantil, cresce a cada dia se falando no Brasil, crianças doentes, alérgicas, com deficit de atenção...
E qual a solução?
Alimentá-los com comida de verdade. Cozinhar pra eles e com eles, concientizá-los que a Turma da Monica só é boa no Gibi. Não é uma luta fácil, mas será uma luta ganha se começarmos hoje a nossa jornada como pais.
Vocês lembram daquele comercial do menino que pedia brócolis pra mãe no supermercado? E a mãe ignorando como se não fosse importante comer brócolis? (Tem o link ali embaixo pra refrescar a memória) Mas o absurdo é que falam que essa criança não existe, a criança que se alimenta bem, a criança devidamente nutrida, está fora do ideal do que a mídia e as empresas de lixo industrializados nos apresentam, claro pq esse é o ganha pão deles...deixar crianças dependentes de açúcar!
Essa criança desse comercial existe, pode existir, se os pais as criarem assim... Sem ter que ficar alimentando seus filhos com vitaminas sintéticas, achando bonito!
Meus filhos comem Brócolis, comem chicória, comem rabanete e não precisam tomar o tal!!!
Porque aqui, a Mãe Low Carb prepara comida de VERDADE!





2 comentários:

  1. Desafio contra o marketing e o consumismo !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que esse seja o nosso maior desafio, quando tentamos mudar a alimentação dos nossos Pintinhos! Criar filhos longe do Consumismo é um trabalho árduo porém criamos filhos conscientes e felizes com as coisas simples da vida!

    ResponderExcluir